quarta-feira, 17 de junho de 2009

Herrar é umano

Propositalmente, várias palavras no texto foram escritas erradas.

Nacemos em um país onde ultilizamos um idioma tão rico quanto complexo. Não bastando, o mundo nos vem com a tal da globalização e com ela, a idéia de inplementar novas regras, afim de unificar a língua portugueza. Por esas e outras que devemos sempre actualizar o nosso vocabulário. Mas tudo bem, afinal, quem nunca tiveram seus herros gramaticais? Por mais consiso, coeso e coerente que seje seu texto, aquela maudita crase sempre nos deixa na dúvida...esiste ou não esiste? Portanto, todo o serumano está sugeito a cometer graves herros de portugueis.
Sem dúvida levará um bom tempo pra abolirmos de vez a trema da “lingüiça”, o agudo da “paranóia” ou então para incerirmos derrepente um hífen bonitinho no meio do “microondas”. Pois agora uma pessoa para para pensar sem acento.
Eu até concordo com o Fernado Anitelli quando dis em uma de suas múzicas que “acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz...” Mas juro que meu celebro não consegue entender por que desgrassa uma pesoa aportuguezada confunde o adivérbio mais, que indica quantidade, com a conjunssão mas, ou até com o adijetivo más, que é só a forma feminina de mau no plural, nada mas. Meu Deuz! Os significados são tão distintos que chega a ser óbivio!
Á quem culpe a Internet por toda essa avacalhassão monstruosa com a língua, mas eu axo que talvez não seje a Internet a culpada por um santo individuo nunca na vida colocar um bendito “h” na frente de um “a” quando se fala de tempo, ou quando o “há” é derivado do verbo aver. Troca-se o “eu” por “mim”, a esclamação pela interrogação, o assento sircunflexo pelo agudo, a virgula pelo ponto final. Figuras semãticas, sintaxes, fonética, morfologia das palavras...quem se importa com isso hoge em dia? Estâ tudo errado!
De verdade, isso tudo me encomoda sim! E estou aqui para defender a nossa gramática e manifestar a minha revouta. Escrever “um abraso” com “s” queima filme, falar na língua dos miguxês também queima, cidadões que escrevem errado -1 ponto no meu conseito! Isso não siguinifica que eu num hérro, mais sempre me preucupo em prestar atenssão nas palavras e pontuasões que uzei, antes de passar um texto qualquer para um leitor qualquer. Uma boa obra é sempre composta de uma boa escrita.Ficaria oras falando sobre esse açunto que muito me (dês)agrada, mais pra mim ficar mas por aqui, eu teria que estar menos canssada. Este é meu ponto finau.

PS: Dedico esse texto há duas pesoas que conheço e sei que sentem uma grande perturbassão moral após ler algum tipo de herro que assauta ou assacina, logo de uma vez, a gramática:
Ao meu companheiro de trabalho Rainer: Rainer, tenha mas pasciencía ao ler os relatórios. Pensse, poderia ser pior!!

Há minha amiga Shahine: Lupe, vosse sempre teve rasão, não devemos confiar em quem zua tudo as palavras.


AVISO: ACREDITE, CONFIE SEMPRE NA LÍNGUA PORTUGUESA! CASO CONTRÁRIO PODERÁ SE DECEPCIONAR.



Um bom video relacionado...

2 comentários:

Sha disse...

eu so acho uma coisa q fautou: vc tinha q ta menAs cansada ne lup....pelamor...um erro dece...
Tô rindo muitíssimo. Como esse monte de aberrações saiu da sua cabeça pensante? Rs...parabéns. Traduziu a minha decepção para com as problemáticas pessoas que escrevem parca e porcamente...
bjos.

Dalila Foschiani disse...

Nossa Chahine, não esiste menAs, pelamor digo eu! É menOs!!! Vai ler livros oww...
rs...brincadeira...mas esse ficou bom, né? Eu também gostei dele...eu sabia que você ia se identificar muito...por isso te dediquei!
beijo!